FAZER O QUE PARECE RETO

Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra

(Juízes 21:25Rute 1:1)

O primeiro versículo do livro de Rute estabelece que a história aconteceu “nos dias em que os juízes julgavam”. E do último versículo do livro de Juízes aprendemos que esse período foi marcado por duas coisas. Em primeiro lugar, “naqueles dias não havia rei em Israel”. Segundo, “cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”.

A condição de qualquer país ou agrupamento humano que não mantém o princípio da monarquia, ou seja, uma autoridade governamental ou líder forte, é trágica, pois o resultado é que cada indivíduo faz o que bem entende, e assim o caos se instala. O desmoronamento da monarquia abre espaço para a democracia, que leva ao império da vontade própria, à quebra das restrições e à indulgencia a todo tipo de licenciosidade.

A este estado o povo de Deus foi reduzido nos dias dos juízes. E, infelizmente, também é a condição dos que se dizem povo de Deus e igreja do Senhor Jesus em nossos dias.Os mesmos princípios estão produzindo os mesmos resultados. A vontade do indivíduo está aniquilando as figuras de autoridade. As inevitáveis consequencias disso: ninguém se submete a nada, em nenhuma área da vida. O povo está buscando governar no lugar do rei e de seus representantes; os empregados, em lugar de seus chefes; as crianças, no lugar de seus pais.

Em meio ao caos dos dias dos juízes, “houve uma fome na terra”. Através dessa fome Deus estava julgando Seu povo para trazê-los de volta ao prumo. Mas eles não perceberam isso. Como hoje também não. Quando há este tipo de fome em nosso coração, temos de buscar ao Senhor para ouvirmos dEle se isso é consequencia de fazermos o que nos parece melhor, e de termos desprezado o governo do Rei em nossa vida.

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!