LUZ E TREVAS

 

 

 

 

Houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias,… mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações

(Êxodo 10:22-23)

Que contraste! A terra do conhecimento e da sabedoria estava em completas trevas, trevas que podiam ser sentidas! Toda a sabedoria dos egípcios não podia trazer luz às casas deles. Todos os tesouros do Egito não podiam comprá-las. A verdadeira luz vem do Senhor Jesus, que é a fonte da luz. No início Ele proferiu as palavras: “Haja luz”, e trouxe a luz física à existência. Assim também, é Sua Palavra que nos da a luz espiritual que precisamos para nossa vida. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).

Que terrível é estar em casa à noite e não haver luz. Mais terrível ainda é viver a vida inteira sem a verdadeira luz do mundo: o Senhor Jesus. Mas não pense que basta ter a Bíblia na estante, nem os melhores livros e comentários sobre ela. “A entrada das tuas palavras dá luz” (Salmo 119:130). Temos de ler a Palavra de Deus, deixar que ela penetre no coração, e obedecer à sua mensagem.

Se você deseja mais sabedoria em sua vida familiar, lembre-se que a resposta está na Palavra de Deus. A melhor educação formal não pode evitar os erros de se ignorar ou rejeitar a Palavra do Senhor. Os saduceus, apesar de terem fama de sábios, tiveram sua ignorância exposta pelo Senhor Jesus: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). Mas como o Senhor Jesus disse que eles não conheciam as Escrituras? Eles eram mestres da Lei!

Conhecer a Palavra não é só lê-la. É preciso conhecê-la pelo poder de Deus, ou seja, pela revelação do Espírito Santo. Se não pedir ajuda e entendimento para o Espírito Santo para compreender as Escrituras, você será mais um saduceu, cego à Luz do mundo, em “espessas trevas”.

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br