MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 REIS

 

Preparados estão os juízos para os escarnecedores e os açoites para as costas dos tolos

(Provérbios 19:29)

(Leia 2 Reis 2: 15-25)

Os “filhos” dos profetas eram, na verdade, os seus discípulos, os quais viviam juntos, eram instruídos na Palavra e usados pelo Senhor em Seu serviço. Os que ficaram em Jericó, como foi o caso de Tomé mais tarde, não criam no misterioso fato prestes a acontecer.

Eliseu em Jericó representa Cristo vindo em graça ao mundo, um mundo marcado pela morte e esterilidade. A vida é trazida pelo poder purificador da graça (o sal) contida e manifesta na nova criatura (o prato novo). Cada crente é chamado a ser neste mesmo mundo um “utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 2:21).

A terrível cena que se segue nos lembra dos julgamentos preparados para os escarnecedores (Provérbios 19:29). Os rapazes de Betel insultaram o próprio Senhor. “Sobe, calvo! Sobe, calvo!” era um desafio para Eliseu ser elevado ao céu como Elias. O apóstolo Pedro diz que nos últimos dias surgirão escarnecedores, andando segundo suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está promessa de sua vinda (2 Pedro 3:3-4)?

Então vieram os ursos. Na Bíblia, o urso está associado ao leão: Satanás. Como isso é sério! Deus permitiu que esses rapazes, que desprezaram a Palavra, se tornassem vítimas desse mundo e de seu Príncipe: um destino pior que a morte no que diz respeito à salvação da alma.

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br