MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 REIS

 

E ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor da mão de Jezabel

(2 Reis 9:7)

(Leia 2 Reis 9: 1-15)

Muito tempo antes, no monte Horebe, Deus havia dito a Elias que Jeú seria o sucessor de Acabe (1 Reis 19:16). Mas Deus jamais se apressa quando se trata de julgamento. Somente quando todos os outros recursos de Sua graça esgotam é que Ele decide agir. Eliseu não ungirá esse novo rei como o executor da justiça porque é o profeta da graça. Um jovem dos filhos dos profetas é escolhido para essa tarefa.

Isso mostra que uma importante obra pode ser confiada pelo Senhor a um jovem. A obra em questão era apresentar-se diante dos líderes do exército de Israel, na guarnição de Ramote-Gileade, e derramar o óleo da unção sobre a cabeça de Jeú, provavelmente o comandante supremo. Isso não era algo grande demais para intimidar esse jovem profeta? Mas, quando obedecemos a Deus, podemos contar com Sua ajuda na mais difícil das situações. O versículo 7 nos mostra que Deus não esquece os sofrimentos de Seu povo. E como Ele poderia então esquecer o sangue de Seu Filho, derramado pelos culpados?

Escolhido pelo Senhor, reconhecido por seus oficiais, o novo rei entra em ação imediatamente, sem desperdiçar um só segundo.

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br