O CAPÍTULO FINAL

 

 

 

Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça

(Provérbios 16:31)

Ao lermos a Bíblia, encontramos vários homens idosos que terminaram suas vidas em diversas condições.

Moisés era “da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor” (Deuteronômio 34:7).

Quando a maior parte de Canaã estava conquistada,Calebe reivindicou a porção que lhe foi prometida. “O Senhor me conservou em vida… e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; e ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse” (Josué 14:10-12).

Isaque, prestes a abençoar seu primogênito, primeiro quis desfrutar dos prazeres deste mundo e pediu a Esaú para lhe preparar uma refeição. Ele estava cego e foi enganado por seu filho mais novo, Jacó (Gênesis 27).

Jacó, também já cego em seu leito de morte, profetizou sobre seus filhos (Gênesis 48).

Eli, velho e gordo, também estava com problemas de visão, era conivente com o pecado de seus filhos, e trouxe sobre sua descendência uma sentença de maldição terrível proferida pelo próprio Deus (1 Samuel 2).

Salomão, o grande e sábio rei, à medida que envelhecia se deixou desviar por suas mulheres estrangeiras, pois seu coração não era reto para com Deus (1 Reis 11:4).

Observe as pessoas idosas que lhe cercam. Observe o final da vida delas. Observe o que a Bíblia relata sobre o fim da vida dos fiéis. E coloque em seu coração viver de tal modo que até o capítulo final de sua vida neste mundo seja digno do Senhor Jesus!

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br