O MAIS DOLOROSO DOS PORQUÊS

 

 

 

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. Porém tu és santo

(Salmo 22:1-3)

O mistério do Calvário: O Senhor Jesus desamparado por Deus! Isso não aconteceu durantes as três primeiras horas de Sua crucificação. Seus inimigos, os que passavam diante da cruz, zombavam dEle, porém nesses momentos o Senhor Jesus ainda desfrutava da intimidade com Seu Deus.

“E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona. E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:45-46; Marcos 15:34). Durante essas três horas de trevas, um silêncio absoluto se estendeu sobre o Gólgota, onde o Senhor Jesus foi crucificado. Seus discípulos fugiram, a voz de Seus acusadores se calou. O Senhor Jesus sofreu sozinho, em silêncio. Ao final das três horas, exclamou: “Por quê?” Foi um evento sem igual na eterna história dos céus e da terra, um acontecimento único: o Justo se sentindo desamparado por Deus.

Nesse supremo instante, o Senhor Jesus tomou nosso lugar de pecadores debaixo da condenação de Deus. “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:24). O Senhor Jesus mergulhou na insondável vergonha que o pecado lança sobre nós, e por isso se sentiu desamparado pelo Deus. Essa vergonha nos faz querer fugir de Deus e nos escondermos dEle, e o nosso sentimento humano é de desamparo.

Como, no momento mais terrível da vida do Senhor Jesus neste mundo, Deus poderia desampará-Lo? O Senhor Jesus sentiu isso profundamente; contudo, o Pai sempre estava com Ele. Mistério incompreensível! Da mesma maneira, em nossos momentos mais difíceis, o Senhor está ao nosso lado.

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br