OS PAIS SÃO SEMPRE CULPADOS?

 

 

 

Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim

(Isaías 1:2)

Ultimamente estamos sendo bombardeados por conceitos que nos dizem que as crianças rebeldes não devem ser culpadas pelo seu mau comportamento, porque isso sempre é culpa dos pais. Em muitos casos, sem dúvida isso é verdade. Mas em outros, não.

O versículo acima contém uma palavra de encorajamento para pais que buscaram criar seus filhos na disciplina e exortação do Senhor, mas que estão grandemente decepcionados com o resultado. O Senhor sabe perfeitamente como você se sente. Ele também criou filhos, mas estes se rebelaram contra Ele! Nem todos os casos de filhos desobedientes são culpa dos pais. E tampouco um erro ocasional dos pais é um argumento válido para a má conduta da criança. O apóstolo nos diz: “Tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:9-10). Deus sabe que pais humanos não são perfeitos, porém, mesmo assim, eles devem ser reverenciados.

É óbvio que temos de analisar com sabedoria nosso coração, nossas motivações, e nossos métodos. Se tivermos sido negligentes e desobedientes às instruções das Escrituras, não temos a menor justificativa para os tristes resultados. Neste caso, devemos confessar nosso pecado e orar por cura e sabedoria. Por outro lado, se seguirmos junto com nossos filhos no caminho do Senhor, se orarmos com eles e por eles, se formos bons exemplos, então podemos deixar a situação com o Senhor. E jamais sucumbir ao peso da culpa!

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br