PENSAMENTOS SOBRE A EPÍSTOLA AOS ROMANOS

 

Paulo… separado para o evangelho de Deus… acerca de seu Filho

(Romanos 1:1-3)

No momento, vamos pular algumas frases desses primeiros versículos de Romanos para analisarmos aorigem e o conteúdo básico das boas novas que Paulo pregava.

O Evangelho é a mensagem divina da salvação. Onde mais a salvação poderia se originar para uma raça degenerada pelo pecado como a nossa? Paulo não pregava uma religião inventada pelos homens. A mensagem dele era baseada em uma revelação divina. Seu conteúdo é o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. E assim como o Evangelho se diferencia das demais religiões mundanas por sua origem, há também um grande contraste em sua mensagem. Todas as religiões tentam ensinar meios pelos quais o ser humano pode redimir a si mesmo. Mas tais esforços estão destinados ao fracasso: são como escadas fincadas na terra que tentam alcançar o céu. Uma escada pode ter mais degraus que a outra, porém, sem exceção, todas são muito curtas.

A salvação vem de cima, não de baixo! Deus enviou Seu Filho ao mundo: Jesus Cristo Se tornou Homem e morreu pela culpa dos pecadores perdidos. O abismo entre o homem e Deus que surgiu por causa do pecado só pode ser transposto pela cruz de Cristo.

Além disso, somente em Jesus Cristo podemos conhecer quem é o verdadeiro Deus. Ele Se revelou perfeitamente em Seu Filho. A cruz do Calvário prova a santidade e a justiça divinas. Ele não pode deixar o pecado impune. No entanto, como é amor também, Ele nos deu o Seu Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br