REUNINDO-SE PARA ADORAR?

 

Pois o provocaram à ira com os seus altos, e moveram o seu zelo com as suas imagens de escultura

(Salmo 78:58)

Durante os tempos do Antigo Testamento, as pessoas adoravam em lugares altos. Quando não havia nenhum lugar estabelecido por Deus para glorificar Seu Nome, tal adoração era aceitável (1 Samuel 9:13-14; 1 Crônicas 21:29; 2 Crônicas 1:3 e 13). No entanto, quando Salomão acabou o templo, Deus entrou ali e aquele lugar se tornou o local onde Ele declarou: “O meu nome estará ali” (1 Reis 8:4, 11, 29). Além disso, a adoração a outros deuses é abominação e provoca a ira do Senhor. A adoração coletiva tem de ser onde e como o Senhor determinar.

Hoje em dia, o Senhor determinou que os Seus se reúnam em Seu nome: “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Isso significa que o centro, o motivo, o tema tem de ser o Senhor Jesus. Portanto, uma “igreja” que admite qualquer impiedade não está se reunindo em Seu nome. Se o motivo da reunião é cumprir ritos e formas religiosas, de estar junto para meros interesses sociais, para “fazer caridade”; se a adoração é dada aos ídolos da cobiça, da avareza, da egolatria, mesmo que todas estas coisas estejam disfarçadas com linguagem e aparência cristã, isso de forma alguma é uma reunião cristã!

O próprio Senhor quanto às reuniões religiosas: “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer” (Isaías 1:13-14). O próprio Deus não suportava tanta abominação que acontecia nas reuniões solenes do povo feitas em Seu nome!

E no Novo Testamento foi profetizado que nos últimos dias, as pessoas teriam “aparência de piedade, mas negando a eficácia dela”. E a ordem é clara: “Destes afasta-te” (2 Timóteo 3:5); e “segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22).

Notas:

Extraído do devocional BOA SEMENTEpedidos@boasemente.com.br